Dê sua opnião
O que acho do site?
Ótimo
Bom
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (57 votos)




ONLINE
1




Compostagem

Compostagem

Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas.
É realizada com o uso dos próprios microorganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade.

Usada principalmente na zona rural, é de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos. O lixo orgânico, muitas vezes, é descartado em lixões, ruas, rios e matas, poluindo o meio ambiente. Além disso, o acúmulo de resíduos orgânicos a céu aberto favorece o desenvolvimento de bactérias, vermes e fungos que causam doenças nos seres humanos. Além disso, favorece o desenvolvimento de insetos, ratos e outros animais que podem transmitir doenças aos homens.
Com a compostagem, além de se evitar a poluição e gerar renda, faz com que a matéria orgânica volte a ser usada de forma útil. Os elementos principais do fertilizantes orgânicos estão ligados à compostagem:

  • Uma camada verde (produz nitrogénio);
  • Uma camada castanha (produz carbono);
  • Ar;
  • Água;
  • Um pouco de terra de jardim.

A camada verde é a fonte de nitrogénio do fertilizante orgânico e, como tal, tem a missão de prender o calor, o que vai provocar o desenvolvimento de nutrientes de outros componentes. Para formar uma boa camada verde, é necessário reunir os materiais seguintes: excrementos de galinha, borras de café, folhas de chá, restos de frutas e vegetais, plantas e aparas de relva; não deve juntar restos de carnes ou peixes, junte-os e pode ir fazendo isto ao longo do tempo, reaproveitando os restos biológicos do seu lixo doméstico.

A camada castanha é a fonte de fibra do fertilizante orgânico. As fibras são os reagentes principais quando a camada verde produz calor. Os materiais utilizados na camada castanha são: cascas de ovos, plantas mortas, ervas daninhas, flores murchas, serrim, papelão, feno, palha e outros itens semelhantes.

Há um três maneiras:

Aeróbia: Caracteriza-se pela presença de ar no interior da massa, pelas temperaturas elevadas que ocorrem, pela liberação de gás carbônico, de vapor de água e pela rápida decomposição da matéria orgânica, elimina organismos e sementes indesejadas. (Esta é a compostagem que geralmente realizamos)

Anaeróbia: Caracteriza-se pela baixa temperatura de fermentação, pela ausência de ar atmosférico, pelos gases que desprendem, principalmente o metano, gás sulfídrico e outros, o que acarreta mau odor e é mais lenta que a aeróbia e não fica isenta de organismos e sementes indesejadas.

Mista: São métodos em que a matéria orgânica tem uma fase submetida a um processo aeróbio seguido de um anaeróbio ou vice-versa.


Na compostagem ou processo de transformação dos resíduos orgânicos em adubo, dois estágios importantes podem ser identificados: o primeiro é a digestão, que corresponde à fase inicial do processo de fermentação, na qual o material alcança o estado de bioestabilização; o segundo é a maturação, no qual a matéria prima atinge a humificação.

Este método é usado há milhares de anos pela humanidade e ainda é muito comum em cidades rurais, perfeitamente aplicável em áreas urbanas

A compostagem não produz mal odor, e não requer um espaço muito grande.

algumas vantagens do sistema de compostagem:

  • A compostagem fornece um material rico em nutrientes que melhora o desenvolvimento de plantas e jardins.
  • O composto atua no solo como uma esponja, ajudando-o a reter a humidade e os nutrientes.
  • O composto ajuda a melhorar as características dos solos, quer sejam argilosos ou arenosos, concedendo-lhes outra estrutura.
  • Os solos ricos em composto são menos afetados pela erosão.
  • O uso de composto aumenta os nutrientes desse solo, reduzindo a utilização de fertilizantes químicos.
  • A compostagem dos resíduos reduz significativamente a quantidade de resíduos nos aterros.
  • Não requer conhecimentos técnicos ou equipamentos.

A Compostagem pode ser feita em recipientes plásticos (de preferência baldes pretos, pois retêm mais calor e isso ajuda no processo da compostagem), ou em um pedaço de terra (buraco).

 Restos de podas de jardim;
 Folhas e outros vegetais secos;
 Restos de alimentos, exceto os de origem animal;
 Restos e cascas de frutas, legumes e verduras;
 Pó de café

Vantagens da compostagem

 Reduz a quantidade de lixo;
 Melhora a aeração do solo, evita as queimadas que poluem o ar;
 Enriquece a terra em alimento para as plantas;
 Evita o uso de fertilizantes sintéticos.

É uma modalidade para quem deseja produzir uma pequena quantidade de fertilizante orgânico, pois pode ser realizada até mesmo por quem mora em apartamentos;

E além de produzir fertilizante orgânico, também estará contribuindo para diminuir o volume do lixo orgânico de sua residência.

O recipiente de compostagem deve ter uma dimensão considerável para que seja criado fertilizante orgânico suficiente para um jardim inteiro. Como tal, deve escolher ou construir um recipiente com bastante profundidade, de preferência com tampa e pequenas aberturas para a entrada de ar. É muito importante que esse recipiente tenha uma construção robusta para suportar as reações químicas que ocorrem no seu interior.

O processo de fazer o fertilizante orgânico pode envolver dois métodos distintos da compostagem a frio e a quente.